domingo, 21 de novembro de 2010

UFRJ - 2° dia

O segundo dia de vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), neste domingo (21), teve 40.041 abstenções. Segundo o reitor da universidade, Aloísio Teixeira, no total, 51.972 mil pessoas realizaram a prova em 12 municípios do Rio. Foram 92.013 inscritos. As provas foram aplicadas em 76 locais.
Apesar da alta taxa de abstenção, Teixeira explica que está dentro da normalidade, já que em 2010 a universidade não cobrou taxa de inscrição. “Não temos como comparar com outros anos porque este ano tivemos mais pessoas inscritas”, explicou.
Das 9.060 vagas da universidade, 40% serão preenchidas pelo vestibular e 60% serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação. O SiSU seleciona estudantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desses 60%, um terço faz parte da ação afirmativa da universidade, que beneficia alunos de escolas públicas estaduais.

Prova = http://estaticog1.globo.com/2010/11/21/ufrj2010/2011PROVA2DIA.pdf

Gabarito = http://estaticog1.globo.com/2010/11/21/ufrj2010/2011GABARITOP2.pdf

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Visita a Usina Nuclear (Angra dos Reis) e ao Centro Histórico (Paraty)

Nesta quinta-feira - 18/11 - alunos, professores, supervisão escolar e direção e vereador Felipe Lopes, participaram da excursão para Angra e Paraty, com a finalidade de conhecer as isntalções da Central Nuclear de Angra, bem como seu funcionamento e, também, fazer um passeio ao Centro Histórico de Paraty.
A visita iniciou-se com um belo café da manhã no Restaurante Hospedagem, na Praia Brava.

Logo após, fomos ao Centro de Informações, onde assistimos a uma palestra e conhecemos o espaço, tendo uma visão geral de todas as instalações.

Explore o mundo da energia nuclear

terça-feira, 16 de novembro de 2010

UFRJ - 1º dia

No feriado desta segunda-feira foi realizada a primeira prova do vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo especialistas foi um exame abrangente e com questões bem elaboradas. A segunda prova será realizada no domingo (21).

De acordo com o coordenador interdisciplinar do pH, Alcides Affonso, é possível perceber que a prova foi elaborada com cuidado. “As questões tinham enunciados bem pensados, trabalhados e sem surpresas. A cobrança estava dentro do previsto”, afirmou. Havia questões fáceis, médias e difíceis. “Acreditamos que, com essa prova, a UFRJ vai conseguir selecionar os melhores candidatos”, disse.

Dos 92.023 candidatos inscritos, 33.538 (36,45%) faltaram à prova. O índice foi considerado “razoável” pela reitoria, já que não houve taxa de inscrição.

Das 9.060 vagas da universidade, 40% serão preenchidas pelo vestibular e 60% serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação. O SiSU seleciona estudantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desses 60%, um terço faz parte da ação afirmativa da universidade, que beneficia alunos de escolas públicas estaduais.

Prova = http://estaticog1.globo.com/2010/11/15/ufrj/Concurso2011PROVA1WEB.pdf
Gabarito = http://estaticog1.globo.com/2010/11/15/ufrj/Concurso2011GABARITOP1.pdf

No Senado, ministro Fernando Haddad volta a defender mais de uma edição do Enem por ano

Fábio Tito
Do G1, em Brasília

O ministro da Educação, Fernando Haddad, reafirmou nesta terça-feira (16), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, a intenção de realizar mais de uma edição por ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo ele, o problema registrado nas provas deste ano do Enem "se resolve com mais de uma edição do exame ao longo do ano, como aliás estava programado para termos neste ano", afirmou o ministro ao prestar esclarecimentos nesta terça (16) na comissão do Senado, em sessão que começou por volta das 11h15 e durou cerca de três horas.
"Isso vai permitir que outras empresas [gráficas] entrem na disputa e que o Enem tenha, assim, mais parceiros", afirmou Haddad, ao responder a questionamento do senador Roberto Cavalcante (PRB-PB).
Na prova deste ano, houve erros de impressão no cartão de respostas e no caderno amarelo, que levaram a Justiça Federal no Ceará a determinar a suspensão do Enem, medida que posteriormente o Tribunal Regional Federal derrubou, após julgar recurso do governo. O ministério informou que os alunos prejudicados serão convocados para fazer nova prova
De acordo com Haddad, com mais de uma edição do Enem por ano, "diminui o número de inscritos, se aumenta o número de empresas que podem participar da aplicação, da impressão, da distribuição, e se dilui qualquer tipo de risco"..
Para o ministro, as duas gráficas que imprimiram provas do Enem em 2009 e 2010, Plural e RR Donnelley Moore, foram testadas. "A primeira, no ano passado, em que houve uma falha na segurança. A segunda, neste ano, com o problema de impressão em algumas provas. São as duas únicas capazes de imprimir [a grande demanda do Enem] com segurança no Brasil", afirmou.
Haddad voltou ao assunto ao ser indagado pelo senador Antonio Carlos Valladares (PSB-SE), que manifestou dúvida em relação à possibilidade de realização de mais de uma prova do Enem por ano. O senador também perguntou sobre a possibilidade de se regionalizar o exame, com provas diferentes para cada região.
"O que é desejável e possível da parte do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela organização das provas] é a realização de mais de uma edição por ano. A regionalização dependeria de um banco de dezenas de milhares de questões, estamos falando em 50 mil questões", declarou Haddad.
Notas
O ministro disse que, apesar dos problemas, o cronograma do Enem será mantido, e as notas serão divulgadas na primeira quinzena de janeiro.
Antes da divulgação, o Inep ainda pretende promover as novas provas para os estudantes prejudicados pelos problemas de impressão, mas a data ainda não está definida, informou o ministro. Na semana passada, o ministério havia informado que o Inep trabalha com a expectativa de realizar as novas provas no primeiro final de semana de dezembro.
"Nós temos compromisso, que será mantido, de entregar as notas para as universidades no prazo programado, de acordo com o edital do exame", declarou.
Nova prova
O ministro falou sobre o critério do MEC para determinar os estudantes que terão direito à nova prova. Segundo ele, o Cespe e a Cesgranrio, instituições que elaboraram e aplicaram o exame, já começaram a avaliar as atas dos locais de prova, que indicam quando houve ou não substituição de caderno de prova defeituoso.
"Todas as ocorrências passam por um pente fino. Se houver registro em ata de que faltou cartão para substituir o entregue ao aluno ou ocorrência dessa natureza, tudo que for possível apurar objetivamente vai ser considerado", declarou.
Responsabilidade
Haddad afirmou que não tirou a responsabilidade do Inep quanto aos problemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Ele foi questionado pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), autora do convite para que comparecesse à comissão, por ter supostamente minimizado os erros no exame.
Ela mencionou uma entrevista do ministro na edição desta semana da revista "Época" na qual ele afirma que o Inep está "isento de qualquer responsabilidade" em relação aos erros na aplicação das provas do Enem.
"Não tirei a responsabilidade do Inep. Não existe hipótese de o Inep varrer o problema para baixo do tapete. Às vezes, nossas palavras não são reproduzidas corretamente após uma entrevista", disse o ministro. Segundo ele, a sindicância para apurar responsabilidades já foi aberta.
Haddad ressaltou a importância que o exame ganhou nos últimos anos, quando passou a ser usado, por exemplo, no programa de bolsas universitárias financiadas pelo governo, o Prouni.
Ele afirmou que o aperfeiçoamento do Enem é a única solução para o modelo de vestibular tradicional, que está ultrapassado, segundo ele.
"Estou convencido de que não há outro caminho a seguir, a não ser superar esse anacronismo da realidade educacional brasileira, que é o vestibular tradicional", disse.
Alunos prejudicados
Haddad disse que, em 2009, foram realizadas três provas distintas: a primeira em 5 e 6 de dezembro, após a remarcação devido ao vazamento do exame, e outras duas em datas posteriores, para estudantes presidiários e para alunos do Espírito Santo que não receberam a prova na data certa em razão de problemas de logística.
Mesmo assim, segundo ele, esse fato não levantou dúvidas quanto à utilização de três provas diferentes para a avaliação do desempenho - o ministério defende a realização de novas provas apenas para os estudantes prejudicados.
"Nosso número estimado de prejudicados continua em 0,1% dos alunos no Brasil", afirmou. Cerca de 3,3 milhões de estudantes fizeram a prova neste ano. A porcentagem indicada por Haddad equivale a 3,3 mil alunos. Na semana anterior, o ministério indicou que a estimativa era de que menos de 2 mil estudantes foram prejudicados com os erros de impressão.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/no-senado-haddad-volta-defender-mais-de-uma-edicao-do-enem-por-ano.html

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

UFF - 1º dia

Neste domingo foi aplicada a primeira fase do vestibular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O coordenador interdisciplinar, Alcides Affonso, disse que o exame temático e multidisciplinar seguiu a tendência dos últimos anos. "Foi uma prova bem feita, sem falhas. É bom quando a prova vem sem surpresas, sinal de que a universidade conseguiu achar o perfil de exame para selecionar o tipo de candidato que deseja."

Quase 53 mil candidatos realizaram o exame. De acordo com a UFF, o índice de abstenção nesta primeira fase do vestibular foi de 8,1%. A universidade oferece, neste ano, cerca de 8 mil vagas, sendo 20% pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A prova aplicada neste domingo foi composta por 75 questões, exclusivamente de múltipla escolha, sobre biologia, filosofia, física, geografia, história, língua estrangeira, língua e literaturas de língua portuguesa, matemática e química.

O resultado da primeira etapa será divulgado em 2 de dezembro no site da universidade e na Coseac, na Av. Visconde de Rio Branco, s/n, campus do Gragoatá, bloco C, térreo, São Domingos, Niterói.

A segunda etapa do vestibular ocorre em 19 de dezembro. A prova de expressão plástica, somente para os candidatos ao curso de arquitetura e urbanismo, será realizada no dia 21 de dezembro.

O resultado da segunda etapa do Vestibular UFF 2011 será divulgado dia 12 de janeiro e o resultado final do concurso no dia 28 de janeiro.

Os cursos mais concorridos do vestibular deste ano da UFF são medicina (68,17), relações internacionais (34,86), publicidade e propaganda (32,25), jornalismo (23,73), engenharia civil (22,21) e engenharia de petróleo (20,84).

Prova = http://estaticog1.globo.com/2010/11/14/ph/prova/UFFVestibular20111aEtapa.pdf
Gabarito = http://estaticog1.globo.com/2010/11/14/ph/gabarito/Vest2011gabaritoEtapa1.pdf

Espanhol - 3º ano

Caros estudantes do terceiro ano:
estas são, oficialmente, as perguntas que vocês terão pela frente. Boa escolha e bom estudo.

HISTORIA
1. ¿Qué es portuñol?
2. ¿Cuál es la diferencia entre español y castellano?
3. ¿Cuál es la principal entre portugués y portuñol?

GEOGRAFÍA
4. ¿Cómo se llama la persona que tiene el español como lengua materna?
5. ¿Cómo se llama la América formada por los países que hablan español?
6. ¿Cómo se llama la América formada por los países cuyo idioma se originó del latín?
7. ¿Cuáles son las lenguas neolatinas?
8. ¿Cuántos países hablan español oficialmente?
9. ¿En qué continentes el español se habla oficialmente?
10. Escribe el nombre de los dos países que tienen el español como lengua oficial y no están ubicados en América.
11. Escribe el nombre de los tres países del Caribe que tienen el español como lengua oficial.

LENGUA
12. ¿Cuántas letras forman parte del alfabeto español?
13. ¿Cuáles son las tres letras del español que no existen en el alfabeto portugués?
14. Ejemplifica um sonido (fonema) inexistente en español.
15. Ejemplifica una grafía inexistente en español.
16. ¿Cuáles son los dos dígrafos del portugués inexistentes en español?
17. Dibuja un estado de ánimo y escribe su nombre en español.
18. ¿Qué decimos cuando nos presentan a alguien? 
19. Formula un diálogo usando todos los datos personales aprendidos en clase.
20. Escribe el nombre de dos partes del cuerpo humano que estén ubicadas en la cabeza.
21. Escribe el nombre de dos órganos del cuerpo humano.
22. Escribe en español: a) coxa; b) joelho.
23. ¿Cómo se llama el más grande de los dedos? ¿Y el más pequeño?
24. Escribe el nombre de una profesión manual.
25. Escribe el nombre de una profesión arriesgada.
26. Escribe el nombre de una profesión artística.
27. Escribe el nombre de dos profesiones existentes en este colegio.
28. Escribe en español qué hacen: a) azafata; b) albañil.
29. Formula una oferta de empleo, usando las siguientes informaciones: se busca / se requiere / se ofrece.
30. Escribe en español: a) padrinho; b) cunhado.
31. Escribe en español: a) irmão mais velho; b) caçula.
32. Haz un árbol genealógico de uma família, dando siete parentescos distintos a una persona. Identifica a todos del árbol y destaca la persona deseada.
33. ¿Cómo se llama cada periodo de la alimentación española?
34. ¿Cómo se llama cada etapa del almuerzo español?
35. Formula un diálogo en un restaurante español.
36. Elabora un menú con el nombre de tres ítenes de cada etapa, además de las bebidas.
37. Escribe un sinónimo en español para: a) poroto; b) arveja.
38. Escribe el nombre de dos frutas.
39. Ejemplifica un aperitivo.
40. Escribe el nombre de un utensílio usado al comer.
41. Escribe el nombre de dos partes internas de la casa.
42. Escribe el nombre de dos partes externas de la casa.
43. Escribe el nombre de un iten usualmente existente en: a) salón; b) comedor.
44. Escribe el nombre de dos ropas típicamente masculina.
45. Escribe el nombre de dos ropas típicamente femenina.
46. Escribe el nombre de una ropa típicamente de frío.
47. Escribe el nombre de una ropa típicamente usada en la playa.
48. Escribe el nombre de dos calzados.
49. Escribe el nombre de um accesorio personal.
50. Escribe el nombre de dos establecimientos comerciales.
51. Escribe el nombre de dos establecimientos no comerciales.
52. ¿Qué días de la semana van al plural?
53. ¿Cómo se llaman las cinco principales expresiones temporales del español?
54. ¿Qué meses del año no tienen 31 días?
55. ¿Cómo se llaman las estaciones del año?
56. Escribe la fecha de inicio y fin de cada estación en Brasil.
57. ¿Cómo se pregunta la fecha actual?
58. ¿Qué pregunta se hace para que se sepa el cumpleaños de alguien?
59. ¿Cómo se preguntan las horas?
60. ¿Qué expresión se usa para 15 minutos?
61. ¿Cuándo se usa la expresión menos?
62. De madrugada, cuando vamos a informar la hora, ¿qué periodo del día se usa?
63. ¿Cómo se dice “alô” en español? Menciona el país.
64. Formula un diálogo, representando una conversación telefónica.
65. Escribe en español: a) chamada a cobrar; b) orelhão.
66. Escribe el nombre de dos medios de comunicación.
67. Escribe el nombre de un medio de transporte: a) aéreo; b) terrestre; c) marítimo.
68. Dibuja una señal reglamentaria de tránsito (prohibición o restricción) y pon su nombre abajo.
69. Escribe en español: a) cinza; b) roxo.
70. Escribe en español: a) seguir em frente; b) voltar.
71. Escribe en español: a) virar à esquerda; b) virar à direita.
72. Dibuja el mapa del centro de una ciudad y nombra las calles (tres al mínimo). Enseguida pon un establecimiento en cada una y haz el recorrido de un vehículo, que debe pasar por todos los establecimientos.
73. Describe a ti físicamente. ¿Cómo eres?

GRAMÁTICA
74. Escribe el nombre de dos signos ortográficos en español.
75. Diferencia el y lo. (em português)
76. Diferencia el y él. (em português)
77. ¿Cuál es el singular de los?
78. ¿Cuáles son las dos contracciones del español?
79. Define eufonía. (em português)
80. ¿Cuáles son tres casos de la eufonía?
81. Explica cada caso de la eufonía. (em português)
82. Ejemplifica cada caso de la eufonía.
83. ¿Cuándo se usa la conjunción o acentuada?
84. Diferencía y usted. (em português)
85. ¿Cómo se clasifica una palabra según su sílaba tónica?
86. Explica la regla general de acentuación de la lengua española. (em português)
87. ¿Qué es acento diferencial?
88. Formula una frase en la que aparezca el acento diferencial.
89. ¿Cuándo se acentúan los monosílabos?
90. ¿Cuál es la principal diferencia con relacioón al portugués en la división silábica?
91. ¿Cómo se clasifica cada vocal?
92. ¿Cuándo se usa la forma apocopada de los pronombres posesivos? (em português)
93. ¿Cuándo se acentúa el pronombre posesivo? (em português)
94. ¿Cuándo se acentúan los pronombres interrogativos y los exclamativos? (em português)
95. Formula una frase con la perífrasis verbal “estar con”.
96. Formula una frase con la perífrasis verbal “ir+a+infinitivo”.
97. Diferencía hacia y hasta.
98. ¿Cuál es la principal diferencia entre a y para?
99. ¿Cuáles son los pronombres de complemento directo?
100. ¿Cuáles son los pronombres de complemento indirecto?
101. ¿A qué se refieren los pronombres de complemento?
102. ¿Cuál es cada referencia de los pronombres de complemento directo?
103. ¿A quiénes se refieren los pronombres de complemento indirecto?
104. ¿Cuál es la marca del complemento indirecto?
105. ¿Cuál es el orden correcto de la frase con los complementos sustituídos?
106. ¿Cuándo se cambia el orden de la frase con los complementos sustituídos?
107. ¿Cuándo los pronombres le, les pasan a se?
108. ¿Cuáles son los tres tipos de falsos cognatos?
109. Explica a qué se refere cada tipo de falso cognato.
110. Escribe un ejemplo de cada tipo de falso cognato.
111. Escribe el nombre de dos signos de puntuación.
112. Explica toda conjugación y formación del verbo gustar. (em português)
113. ¿Cómo se dice en español “também não” y “mas sim”?

MATEMÁTICAS
114. Diferencía un y uno. (em português)
115. ¿Cuál es el femenino de dos?
116. ¿Cuáles son los números acentuados por extenso?
117. ¿Cuándo se usa la partícula y en los números?
118. ¿Cuál es la diferencia entre billón y “bilhão”?
119. ¿Cómo se llaman las operaciones matemáticas?
120. ¿Cómo se llama cada señal usada en las operaciones matemáticas? 

Espanhol - 1º ano

Ejercicios de repaso

1 - Busca la palabra que no encaja en la serie:
a.
primavera - otoño - infierno - verano
b.
nevar - helar - hacer calor - llover
c.
terremoto - inundación - huracán - arco iris
d.
rayo - trueno - relámpago - viento
e.
sol - sombra - nube - cielo
f.
sequía - desierto - selva -llanura
g.
grados - temperatura - termómetro - sol



2 - Relaciona los fenómenos atmosféricos con la siguiente lista de palabras:
1
llover
a
nube
2
derretirse
b
sol
3
nevar
c
gota
4
hacer calor
d
hielo
5
haber una tormenta
d
copo
6
estar nublado
f
rayo y trueno



3 - ¿Cuál es la opción correcta?
1
¿Qué tiempo está ......................en tu país?
a. habiendo
b. haciendo
c. lloviendo
2
En general en Centroeuropa el invierno es........
a. caluroso
b. lluvioso
c. bochornoso
3
Si hay rayos, truenos y lluvia hay una..............
a. helada
b. tempestad
c. tormenta
4
Cuando la temperatura es muy alta y apenas se puede respirar, se dice que hace................
a. bochorno
b. bruma
c. sol
5
A las seis de la mañana se puede ver unas gotas de agua en la hierba, es el llamado...........
a. rocío
b. granizo
c. nieve
6
El cielo estaba oscuro y cubierto de .................
a. viento
b. nubes
c. nieve
7
Un sinónimo de la "puesta del sol" es..................
a. anochecer
b. amanecer
c. atardecer
8
Después del verano viene el ..........................
a. otoño
b. primavera
c. invierno
9
En España, diciembre, enero, febrero y parte de marzo forman el ................
a. otoño
b. verano
c. invierno
10
La nieve de la montaña se desprendió y creó una gran..................
a. inundación
b. chubasco
c. avalancha
11
Durante la tormenta cayó un ....................y mató a una persona
a. trueno
b. relámpago
c. rayo
12
El viento suave y agradable que corre en las ciudades costeras se llama......................
a. brisa
b. huracán
c. viento


4 - Relaciona las siguientes profesiones con los verbos que te presentamos a continuación:


1
profesor
a
cocinar
2
taxista
b
regar
3
dependiente
c
pintar
4
mecánico
d
barrer
5
cocinero
e
enseñar
6
barrendero
f
arreglar
7
pintor
g
peinar
8
médico
h
atender
9
peluquero
i
conducir
10
jardinero
j
curar

SOLUCIONES:
1
1.(infierno), 2.(hace calor), 3.(arco iris), 4.(viento),5.(sombra), 6.(sequía), 7.(sol)
2
1.(c), 2.(d), 3.(e), 4.(b), 5.(f), 6.(a)
3
1. (b), 2. (b), 3. (c), 4.(a), 5.(a), 6(b), 7.(c), 8.(a), 9. (c), 10.(c), 11.(c), 12.(a)

1.(e), 2.(i), 3.(h), 4.(f), 5.(a), 6.(d), 7.(c), 8.(j), 9.(g), 10.(b)