quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Acabou!

Chegou o esperado encerramento do ano letivo!
Foi um ano trabalhoso, com grandes momentos de reflexão, de aprendizagem, de trocas de saberes e de ideias (ou ao menos era para ter sido).
Que para os estudantes tenham sido 200 dias de crescimento intelectual, pessoal e social, momentos de construção de conhecimento.
E, sempre quando chegamos neste final, me dou conta que quem mais aprendeu fui eu, professor. Isto porque já não tenho mais aquela enganosa impressão de que “ensino” e os estudantes “aprendem”. Reconheço que na "educação moderna" minha função é ajudar o aluno a construir seu conhecimento, seja orientando, direcionando e/ou mediando.
Hoje, fica claro que na relação educador-estudante há um contrato didático onde um investe no ensino e o outro aprende, mas, em muitas situações, pode ser que quem aprenda é o professor...
E, nesta época do ano, tudo muda: se ao longo do ano letivo tem-se o privilégio de conhecer várias figuras distintas, de realizar várias atividades, de se relacionar bem (ou não) com alunos, é nessa troca de sentimentos e de experiências que ao fim estamos mais sensibilizados com as despedidas, com os abraços, com as mensagens de boas festas e felicidades para o novo ano. É neste período que percebemos que nesta relação perpassam muito mais que conteúdos e objetivos escolares pré-estabelecidos; perpassam sentimentos e valores, significados e trocas.
Durante o ano os professores ficam sabendo algo a mais sobre os estudantes, das dificuldades que enfrentam externos ao colégio (sociais, econômicas, afetivas, etc.), afinal são adolescentes, o que por si só já é um problema. Com isso, às vezes, criam laços de afetividade e modificam completamente a fria relação professor-aluno.
É por isso que busco, durante minhas aulas, abrir mão do "monólogo docente" para investir no diálogo, ouvindo mais, socializando mais, trocando mais e aprendendo mais...
A todos que estiveram comigo em 2010, aprovados ou não, felizes ou não, satisfeitos ou não, tenho a certeza que algo de útil levarão com vocês (principalmente os estudantes do 3° ano). Portanto, muito obrigado por esta nova experiência profissional, pois cada ano é diferente do outro e sempre se aprende mais!
Vinicius Fernandes Batista - professor de língua espanhola

Nenhum comentário:

Postar um comentário