sábado, 2 de outubro de 2010

UERJ

 Olá, aqui vai uma pequena contribuição em forma de orientação geral a cerca dos processos de seleção das universidades públicas, esse tópico é sobre a UERJ, nos concentraremos aqui em algumas dicas para ciências humanas e suas tecnologias, segue abaixo algumas orientações, que, espero, sejam úteis aos vestibulandos.


A Comissão Permanente do Vestibular da UERJ forneceu dicas muito preciosas para os candidatos. Sugiro que os vestibulandos leiam e aproveitem para tirar possíveis dúvidas com os professores. Me parece que eles deixaram um pouco mais claro qual seria verdadeiramente a proposta dos Exames de Qualificação. Forte abraço a todos. Mais informações, www.vestibular.uerj.br




A área de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” inclui os conteúdos das disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, dialogando com as demais áreas das Ciências Sociais. Aplica-se a perspectiva interdisciplinar na identiicação e análise dos fenômenos sociais, por meio da articulação entre experiências históricas, conceitos e dinâmicas culturais de forma contextualizada, ressaltando-se suas especiicidades.A abordagem ancora-se em três eixos interdisciplinares – sociedade e natureza, política e cultura, trabalho e tecnologia – e busca integrar o contexto brasileiro ao mundial, respeitando as particularidades locais e regionais e privilegiando processos históricos situados entre meados do século XVIII e a atualidade.A partir da utilização de diferentes fontes teóricas e de registros e documentos variados – textos, imagens, gráicos, tabelas e mapas –, procura-se avaliar nos candidatos a associação entre os conhecimentos exigidos e a capacidade de observar, interpretar, relacionar, analisar e criticar, como sujeito, a historicidade de fenômenos sociais e culturais.O enfoque teórico-metodológico da avaliação interdisciplinar privilegia estratégias diversiicadas que valorizam, e permitem veriicar, a autonomia intelectual, as habilidades e competências na produção do conhecimento, além do desenvolvimento da criatividade.
eixos interdisCiPLinares
sociedade e natureza. Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas: representações culturais da percepção do tempo e do espaço; • a relação espaço geográico/espaço social; os diferentes ritmos e concepções de tempo histórico; calendários, cronologias e poder; noções de cartograia e análise de mapasAplicação de conceitos na análise das relações entre sociedade e natureza: território, região, fronteira, meio ambiente, ecologia, • ciência, comunidade e classe socialFormação histórica do mundo industrial moderno: interesses econômicos e disputas políticas na apropriação dos recursos • naturais e das fontes de energia; desenvolvimento tecnológico e transformação da natureza; ecologismo e movimentos de preservação ambiental na contemporaneidadeExpansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo: dimensões sociológicas e econômicas e impactos ambientais; processos • históricos de formação do Rio de Janeiro e de Brasília como cidades-capitais; urbanização, planejamento e meio-ambiente nas cidades brasileiras Dinâmica populacional, migrações e transformações socioculturais no mundo e no Brasil, ao longo do processo histórico: • aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço; desigualdade/heterogeneidade no processo de formação das identidades nacionais.
Política e Cultura Aplicação de conceitos na análise das relações entre política e cultura: identidade, alteridade, etnia, raça, etnocentrismo, • multiculturalismo; revolução, tradição, modernidade, ideologia, ciência, ética; nação, nacionalismo, globalização, soberania, estado e cidadaniaConlitos políticos no mundo contemporâneo: revoltas e revoluções liberais e socialistas; imperialismo e neocolonialismo; • rivalidades nacionais, regionais e étnico-culturais; participação, resistência, legado e práticas culturais de diferentes grupos étnicos na formação de estados nacionaisProcesso de integração mundial: globalização/fragmentação territorial, econômica, política, social e cultural na contemporaneidade; • a construção de uma nova ordem mundial; a inserção de países da África e da América Latina, em especial, o BrasilProcesso sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira: heranças coloniais, hierarquias e exclusões sociais; conlitos • e negociações políticas na formação, consolidação e transformações do poder de Estado; dependência e desenvolvimento econômico; cultura e identidade nacional; cidadania, participação política e sociedade de consumo na contemporaneidade; movimentos sociais e a organização de trabalhadores urbanos e rurais; autoritarismo e resistência política; características e impasses da ordem democrática.
trabalho e tecnologia Aplicação de conceitos na análise das relações entre trabalho e tecnologia: economia, desenvolvimento, dependência, capitalismo, • socialismo, ciência, modernidade e globalização. Relações de trabalho no mundo moderno: industrialização e capitalismo; a dinâmica entre os processos de produção, o • desenvolvimento tecnológico e cientíico e as formas de organização do trabalho e de exploração e uso dos recursos do meio-ambiente; relações trabalhistas e mercado no mundo globalizado; informalidade, marginalidade social e formas de proissionalização na contemporaneidadeRelações de trabalho no Brasil contemporâneo: a transição do trabalho escravo para o trabalho livre; origens históricas da • questão da terra no Brasil; os conlitos sociais, a estrutura agrária e fundiária e a modernização no campo; industrialização, desenvolvimento e dependência; sindicalismo e cidadania.

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